As patologias em edificações (sejam elas de menor porte como uma casa, por exemplo, ou até de portes maiores, como prédios) são problemas que podem afetar a segurança e o conforto dos moradores.
Patologias são, então, falhas na construção que podem trazer problemas estéticos ou até comprometer a estrutura, por isso é tão importante buscar preveni-las.
Esses problemas podem surgir devido a vários fatores, seja no pré, durante ou pós obra, como projetos mal elaborados (tanto estruturais como de instalações), má qualidade dos materiais, falta de conhecimento técnico durante a construção e falta de manutenção após a entrega da edificação.
Vejamos abaixo oito das patologias mais comuns de uma edificação no Brasil.
1. Umidade
![]() |
Mofo em paredes |
A umidade é um dos principais problemas em edificações residenciais no Brasil, principalmente nas regiões litorâneas e úmidas. A umidade pode surgir devido a infiltrações, vazamentos, falta de ventilação e de impermeabilização bem feita. Os principais sinais de umidade são manchas de mofo, bolhas de tinta e rachaduras nas paredes, além de um odor desagradável.
Essa umidade pode causar problemas de saúde aos moradores, como alergias e problemas respiratórios, mas também pode causar danos irreparáveis à estrutura da edificação, como a corrosão do aço das armaduras e o enfraquecimento das paredes.
2. Fissuras
![]() |
Fissura em muro |
As fissuras são rachaduras nas paredes e podem ocorrer devido à erros no projeto, má qualidade dos materiais utilizados na construção, movimentação do solo e falta de manutenção. As fissuras podem afetar a estética da edificação e também a sua segurança.
Fissuras tem abertura de até 1mm e são um indício de que possíveis problemas podem surgir no futuro.
3. Trincas
![]() |
Trinca |
Podem ser causadas por diversos fatores, como a falta de cuidado e de material de qualidade durante a construção, sobrecarga (excesso de peso) na peça estrutural (pilar, viga ou laje), movimentação do solo e até falta de manutenção adequada.
As trincas nas lajes podem levar à ruína da estrutura, causando riscos aos moradores e comprometendo a estrutura da edificação.
4. Rachaduras
![]() |
Rachadura |
5. Problemas elétricos
![]() |
Incêndio em uma residência |
Problemas elétricos são um problema comum em edificações residenciais e podem ser causados por projetos de instalações elétricas inadequados, material de baixa qualidade, sobrecarga, mau uso das instalações elétricas, entre outros. Além de poder danificar aparelhos eletrônicos e elétricos, patologias desse tipo podem levar a curtos-circuitos, incêndios e outros problemas de segurança.
Um bom projeto, bons profissionais e o uso correto das mesmas evita esse tipo de patologia.
6. Problemas hidráulicos
![]() |
Vazamento em instalações hidráulicas |
Os problemas hidráulicos são uma das principais patologias em edificações residenciais no Brasil. Podem ser causados por projetos de instalações hidráulicas inadequados, vazamentos, entupimentos, falta de manutenção e mau uso das instalações hidráulicas.
Problemas hidráulicos podem levar a infiltrações, mofo, danos à estrutura da edificação e prejuízos financeiros aos moradores.
Assim como em instalações elétricas, um bom projeto, bons profissionais e o uso correto das mesmas evita esse tipo de patologia.
7. Eflorescência
![]() |
Eflorescência em pisos |
Imagina que você tem uma parede ou algum tipo de construção, como um piso. Essas estruturas podem ter uma substância esbranquiçada que aparece na superfície. Isso é chamado de eflorescência.
Mas de onde vem essa eflorescência? Bem, ela é formada por sais minerais, como o sal ou outros minerais que estão presentes nos materiais de construção, como tijolos, concreto, argamassa, pedras, entre outros.
Quando a água penetra nessas estruturas por algum motivo, como uma infiltração ou um vazamento, ela carrega esses sais minerais junto com ela. À medida que a água evapora, esses sais minerais ficam para trás e se acumulam na superfície, formando a eflorescência.
Esses sais minerais são brancos ou esbranquiçados, e é por isso que a eflorescência também é branca. Às vezes, ela pode parecer uma mancha ou um pó na superfície da construção.
A eflorescência em si não é prejudicial para a estrutura da edificação, mas pode indicar que há um problema de umidade. É importante ficar de olho nesse tipo de problema, pois a umidade excessiva pode causar danos aos materiais de construção ao longo do tempo.
Para evitar, o ideal é escolher bem os materiais utilizados e a impermeabilização necessária.
8. Corrosão do aço das armaduras
![]() |
Aço da armadura exposto |
O aço das armaduras do concreto armado precisa de um cobrimento mínimo de concreto para sua proteção contra a oxidação, ou seja, para que não ocorra o processo de corrosão.
Isso acaba sendo muito comum em obras e fica difícil de perceber esse problema depois de pronto, pois em geral esse falta de cobrimento será "mascarada" por uma camada de argamassa, só percebendo tempos depois quando o aço que corroído, ao aumentar de tamanho, expulsar placas de concreto e comprometer a resistência da estrutura.
Um bom projeto que atenda às normas e o uso de espaçadores por uma equipe qualificada evita esse tipo de problema.
Conclusão
As patologias em edificações residenciais podem afetar a segurança e o conforto dos moradores, além de causar prejuízos financeiros. É importante que as construtoras, síndicos e proprietários realizem uma manutenção preventiva e corretiva nas edificações, a fim de evitar problemas futuros. Além disso, é fundamental que as edificações sejam construídas seguindo as normas técnicas.
E aí, já teve algum problema citado no artigo? Nos acompanhe nas redes sociais pelo Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conheça a Marcaster Engenharia e agende um horário para construir sua casa dentro do tempo planejado e com orçamento que cabe no seu bolso 👇
🏗️ Marcaster Engenharia
📍 Av. das Esmeraldas, 3895. Sala 212 Torre Tokyo – Marília/SP⠀
📞 (14) 3434-4881
📲 (14) 93300-1694 (WhatsApp)
📧 [email protected]